Antecedentes Históricos
O Brasil reúne o maior número de afro-descendentes fora do continente africano. A Bahia e, em especial a cidade do São Salvador, é um território reconhecido pela forte e fundamental presença de povos africanos.
A força cultural, social e religiosa oriunda desses povos está presente no cotidiano, nas suas festas, na sua história; e nas suas tradições, onde se destaca o “candomblé”.
Surgimento do Candomblé na Bahia
O Candomblé é a religião tradicional com base no legado ancestral de matriz africana e que está integrada ao cotidiano da cidade do Salvador. Para a Bahia e para o Brasil, o Candomblé assume cada vez mais seu lugar social para a preservação da memória e do patrimônio material e imaterial.
Traz, na sua história, especificamente, um amplo movimento com vistas a preservar memórias antigas e ancestrais, e também atualidades, em todas as suas expressões, como forma de estabelecer relações com o mundo contemporâneo. No Candomblé vivencia-se o sagrado com os Orixás, tendo na língua, na música, na dança, na culinária, nas tecnologias artesanais, nas tradições, os ensinamentos religiosos que estão profundamente ligados à natureza e à ancestralidade oriunda dos descendentes da diáspora africana.
É assim, cada vez mais, que os espaços sagrados das casas de candomblé vêm assumindo seu lugar social e recebendo reconhecimento pela sua importância cultural e religiosa.